sábado, 21 de fevereiro de 2015

Óleos Alisam o Cabelo? Descubra

Opa, se prepara que o assunto do post de hoje é polemico, então se você chegou até aqui é bem provável que você já deve ter lido por aí em muitos blogs e sites sobre alisamento com óleos. No caso desse post eu focarei no óleo de coco que é citado com o óleo com maior poder alisante.

Segundo blogs o grande herói da história é o aminoácido lisina que penetra na fibra capilar chegando no córtex e preenchendo o fio do cabelo com a lisina que falta pro cabelo ficar liso e que isso é um processo lento e que demora muitos meses pra alisar totalmente, alguns blogs inclusive citam que o cabelo começa a nascer liso depois do alisamento com óleos.

Leiam um trecho retirado do blog Fazer Cosméticos
"Um cabelo cacheado tem aminoácidos em quantidades maiores que em certas localidades do fio, isso faz um certo "peso", já outras partes não tem tanto esse "peso" e isso faz que o cabelo forme curvas, que são chamadas de cachos. Os óleos com seus nutrientes, vitaminas aminoácidos etc, repõe esses nutrientes na parte que não tem o peso assim o cabelo fica preenchido por igual e dessa forma os cachos vão perdendo a forma e vai se transformando em liso (alisa)"
Até aqui deu pra entender não é? Segundo o blog o cabelo que não é liso possui partes do fio faltando o aminoácido lisina e que os óleos repõem esse aminoácido tornando o cabelo liso, mas será que é realmente verdade? Pois é, vamos investigar.

O que é lisina? Ela Realmente Alisa o Cabelo?

Existem muitos artigos na internet sobre a lisina, mas não vou muito longe, usarei a definição do Wikipedia 
A lisina é um aminoácido com cadeia lateral muito polar, que a torna altamente hidrofílica, A lisina ajuda no crescimento ósseo, auxiliando na formação de colágeno, além disso, ela é um dos componentes de: ossos, cartilagens e outros tecidos conectivos. O uso da lisina é muito frequente como aditivo na nutrição animal, sendo ela limitante no crescimento de suínos e muito importante na avicultura.
Sem dúvidas o resultado do óleo de coco nos cabelos é maravilhoso, brilho restauração, maciez, hidratação enfim, mas e a tal da lisina? Navegando na net eu encontrei um artigo sobre as utilidades do óleo de coco que confirma que o óleo de coco tem sim lisina (você pode fazer download do artigo clicando aqui). Até aí tudo bem, mas na internet eu não encontrei nenhum artigo que confirme que a lisina alise realmente o cabelo (se você tem alguma fonte confiável que confirme, por favor me mande).

Mas eu tenho uma dúvida que não quer calar, vamos analisar, a lisina é um aminoácido, e as proteínas são conjuntos de aminoácidos certo? Então, vamos tomar por exemplo a queratina, ela é formada por 19 aminoácidos, dentre eles está a lisina, e todo mundo sabe que a queratina é muito usada nos cosméticos para repor massa capilar. Então a queratina não deveria alisar? Pois um tratamento com queratina deveria repor o aminoácido lisina, e de novo não encontrei nenhum artigo que confirme que a queratina alise.

Pois é, mas na internet você encontra um montão de depoimentos de pessoas que obtiveram alisamento com óleos "alisantes" ou óleo de coco e por isso eu ainda creio que óleos possam de alguma forma dar esse resultado em alguns cabelos, ou que outra(s) substância(s)  contidas nos óleos possam reduzir o volume do cabelo ou alisar. Não tem como provar que óleos alisam ou que não alisam, na minha opinião a melhor forma de testar é usando você mesmo (se tiver interesse claro) e ver se funciona com você e no seu cabelo.

E quanto ao teste eu pretendo fazer com certeza.

Mas e quanto a você aí do outro lado da telinha? Tem alguma experiência com esse tipo de alisamento pra compartilhar? Alguma observação ou informação a respeito dele? Fica á vontade pra comentar.
Abraços.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fofa, o alisamento à base da "Lisina" é acumulativo(como você bem sabe),ou seja, tem que usar os óleos muuuuitas vezes!Levando esse fato em consideração, se usássemos a queratina no lugar, nosso cabelo ficaria rígido e duro, pois é algo que só deve ser utilizado poucas vezes.

Anônimo disse...

Olá, moça!
Somente alguns óleos conseguem adentrar o córtex do nosso cabelo, por isso eles conseguem mudar sua estrutura para o liso. Além disso, se usados no couro cabeludo chegam até à 'zona de queratinização',onde se forma o fio, fazendo-o nascer liso.
Nenhuma máscara consegue fazer isso,por mais que tenha 'Queratina', pelo fato delas só alcançarem a parte externa, a cutícula.
-
Minha experiência:

Quando comecei com esse alisamento eu fechei 2 meses e 1 semana(total de 69 aplicações) e fiquei uns 5 meses por aí sem fazer(motivos pessoais) e o cabelo não voltou ao normal! Do jeito que ficou(saiu de um 3A/3B pra praticamente um ondulado, com cachos apenas nas pontas) continuou!
Retomei novamente há uns dias e continua alisando, agora não há praticamente cachos nenhum e o mais interessante é que dia após dia noto diferença (desde a primeira vez que usei), por mais sutil que seja.
-
Modo como utilizo:

Sempre lavo o cabelo com shampoo antes, para que a cutícula fique bem aberta e eliminar qualquer vestígio de oleosidade, sujeira e etc que possam prejudicar a absorção do óleo de coco, e NÃO USO CONDICIONADOR DEPOIS DISSO, apenas espero secar naturalmente e então passo o óleo em todo o cabelo, inclusive no couro(faço massagem também), coloco uma touca e deixo agir no mínimo umas 15 horas e repito todo o processo novamente. SIM, USO TODOS OS DIAS, pois assim os resultados são mais rápidos, e não vi nenhum malefício quanto a isso. Meu cabelo não caiu nem nada.
-

Bom, é isso, acho que antes de julgar algo como mentira devemos tirar a prova dos 9, ainda mais se tratando de algo natural, pois tudo o que o Criador faz é maravilhoso, e é certo que toda a indústria de beleza NUNCA vai admitir isso, nunca vai afirmar que o óleo de coco tem a capacidade de tornar um cabelo enrolado em liso, pois isso não dá lucro pra ela.Pense no tanto que se ganha com alisamentos químicos! Pense no custo para mantê-los depois...as pessoas se tornam dependentes disso! Sempre gastando dinheiro!

Fuii...